O puma, ou leão da montanha, como também é conhecido em algumas regiões; é um animal ágil, arisco e com uma grande capacidade de pulo. Este felino habita todo o continente americano, desde o Canadá até a Patagônia, podendo ser encontrado em altitudes de até 4.600 metros, como os exemplares que vivem nas montanhas do oeste dos Estados Unidos.
Possui duas camadas de pêlo, uma mais grossa e longa em cima de uma mais fina. Além disso, o pêlo do puma pode variar do avermelhado, para aqueles que vivem em regiões tropicais; ao cinza, para aqueles que vivem em regiões temperadas. Entretanto, a cor do pêlo não impede que pumas de diferentes tonalidades cruzem entre si.
O puma possui fortes pernas, sendo que a sua perna dianteira é mais curta que a sua traseira. Sem dúvida, uma das habilidades que mais chama a atenção neste felino, é sua incrível capacidade em dar saltos, ou pular.
Partindo do chão, o puma consegue, impulsionado pelas suas poderosas pernas, alcançar até 5,5 metros na vertical, ou seja, ele saltando do chão consegue alcançar um galho de uma árvore que está posicionado a 5,5 metros de altitude. Além de proporcionar grandes saltos, as vigorosas penas do puma lhe garantem força suficiente para perseguir a presa, seja em terreno irregular ou até mesmo em meio a neve.
Para caçar, o puma utiliza a sua excelente visão e audição, já que possui um olfato pobre. Ele geralmente, após ter detectado uma presa, aproxima-se silenciosamente, espreitando-a. No momento certo, ele dá um salto fatal, muitas vezes de cima de uma rocha ou de uma árvore. Imediatamente após ter capturado a sua presa, o puma trata de escondê-la em baixo de folhas, a fim de assegurar a sua refeição por mais alguns dias, deixando-a, desse modo, longe de outros animais famintos.
No território brasileiro, o puma também é conhecimo por onça-parda ou ainda por suçuarana. É importante não confundir a denominação de onça-parda, com outro felino que também habita o território brasileiro: a onça pintada. Ambos são felinos, mas de espécies diferentes. A onça pintada, além de ter o padrão da pele totalmente diferente do padrão do puma, é maior e mais pesada do que este último.
sexta-feira, 2 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário