quinta-feira, 21 de outubro de 2010

EXPERIÊNCIA DE AR:ESTUFANDO O BALÃO.



*MATERIAL:

1. Bexiga

2. Água quente

3. Três colheres de chá de lêvedo

4. Três colheres de chá de açúcar

5. Uma garrafa de plástico


*COMO FAZER;

1. Coloque o lêvedo e o açúcar na garrafa.

2. Jogue um pouco de água quente.

3. Tape a boca da garrafa com a bexiga.

4. Espere algumas horas.


*O QUE ACONTECE:

Em poucas horas, à medida que o líquido da garrafa começa a espumar, a bexiga vai se encher.


*POR QUE ACONTECE ??????

Porque dentro da garrafa tem lêvedo e tem açúcar, que juntos produzem bolhas de gás dióxido de carbono. O dióxido de carbono faz a bexiga encher. O lêvedo é usado para fazer o pão. O dióxido de carbono que ele libera, faz a massa crescer antes de ser assada.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Experiência do ar:Garrafa amassada







MATERIAL:1. Garrafa de plástico com tampa de rosca ;
2. Funil; 3. Um pouco de água quente (peça para um adulto ajudar) 4. Recipiente com água fria.

COMO FAZER:1. Peça para um adulto colocar um pouco de água quente dentro da garrafa. 2.tampe a garrafa e coloque-a dentro do recipiente com água fria

O QUE ACONTECE: A garrafa encolhe.

POR QUE ACONTECE? Quando a gente coloca água quente dentro da garrafa, acaba esquentando também o ar que está dentro dela. O ar aquecido contido na garrafa aumenta sua pressão e parte dele escapa e, quando fechamos, o ar que saiu não tem como voltar. O ar que ficou dentro da garrafa ao esfriar exerce menor pressão. Enquanto isso, as paredes de fora da garrafa são empurradas para dentro pela pressão atmosférica.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Aquecimento Global

http://www.dailymotion.com/swf/video/xcx95a?additionalInfos=0"> name="allowFullScreen" value="true">http://www.dailymotion.com/swf/video/xcx95a?additionalInfos=0" width="480" height="360" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always">
Terra SOS -= Aquecimento Global
Carregado por claudiafux. - http://www.dailymotion.com/br/channel/lifestyle">Ver vídeos sobre o estilo, a moda e o faça você-mesmo

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CAVERNAS DE BOTUVERÁ EM BRUSQUE


cavernas de botuvera:
Localizada a 22 km de Brusque e com 4,5 mil habitantes, o principal atrativo da cidade de Botuverá são suas famosas cavernas com cerca de 65 milhões de anos, onde são encontradas formações de estalactites e estalagmites que decoram de forma natural o ambiente.As cavernas proporcionam um andar tranqüilo e seguro e a assimilação do poder artístico em construir formas tão belas e complexas feitas pela própria natureza. Considerada uma das construções naturais mais belas da América Latina, em seu interior é possível observar uma grande variedade de espeleotemas (esculturas feitas pela água), travertinos, cortinas, couves-flor e chão de estrelas. Além de paisagens, no local também podem ser encontradas sete espécies de morcegos e 35 de animais invertebrados.


O Aquecimento Global.
É o exesso de poluentes do ar
.
A principal causa do aquecimento global está relacionado ao aumento da queima de combustíveis fósseis e certos processo de origem industrial, que têm como resultado a liberação de certos gases como o CO2 (dióxido de carbono), metano, óxido de azoto e CFC’s (sendo o CO2 o principal deles).

quinta-feira, 7 de outubro de 2010


Formação do buraco – Apesar da emissão de CFC ser maior no hemisfério norte, é sobre o Pólo Sul que surge o primeiro e mais extenso buraco na camada de ozônio. Isso acontece devido à circulação das massas de ar na atmosfera. Elas circulam em camadas sobrepostas – vão dos pólos para o Equador em baixa altitude e retornam do Equador aos pólos em altitudes mais elevadas – e são capazes de levar os poluentes a milhares de quilômetros de distância de seu local de origem. No inverno antártico, de abril a agosto, a região permanece no escuro e os ventos carregados de poluentes giram em círculos, atraindo massas de ar de outras partes da Terra. Em setembro e outubro, a luz do Sol retorna à região e estimula as reações químicas que destroem o ozônio. Forma-se o buraco. Em novembro, o ar que chega de outras regiões permite uma recomposição parcial do escudo de ozônio. O buraco diminui de tamanho, mas não fecha completamente.



Glitter Text GeneratorO Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmos. Nos últimos anos, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente; este aumento se deve à utilização de petróleo, gás e carvão e à destruição das florestas tropicais. A concentração de outros gases que contribuem para o Efeito de Estufa, tais como o metano e os clorofluorcarbonetos também aumentaram rapidamente.

Glitter Text Generator


Em volta da Terra há uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que protege animais, plantas e seres humanos dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Na superfície terrestre, o ozônio contribui para agravar a poluição do ar das cidades e a chuva ácida.