terça-feira, 28 de setembro de 2010

ÁRVORE DA SALA


Nos do 6 04 fizemos uma arvore o nome é: De Bem Com o Planeta.
La tinha os nossos compromissos com a natureza exp:fechar o chuveiro ao se ensaboar,desligar a luz ao sair do local e etc.....Esse é o nosso compromisso com o planeta.que fizemos na sala de aula.....

PROBLEMAS DO LIXO


Jogando lixo na rua como: papel de chiclets,coco nas praias,papel de pirulito,latas e garrafas de sucos seveja,coca-cola,canudu,caixas,papel,folha sufite,tampas de garrafas,copos plasticos.
Calcula-se que apenas metade do lixo produzido diariamente no país é coletada. Desta metade, só uma pequena parcela vai para os locais adequados (aterros sanitários, incineradores, usinas de reciclagem e compostagem). Uma outra parte é jogada em rios que abastecem regiões inteiras, ou levada para lixões clandestinos a céu aberto. Nesse cálculo, entra também o lixo jogado nas ruas, aquele que entope bueiros e galerias de águas pluviais, provocando enchentes desastrosas na época das chuvas. Nas comunidades carentes, que não têm serviço de coleta, muitas vezes o lixo é lançado nas encostas e nos cursos d’água e, quando chove, a força d’água e o volume do lixo provocam graves desabamentos. Nos grandes centros urbanos esse problema é cada dia mais crítico.

SOLUÇOES PARA O LIXO



SOLUÇOES PARA O LIXO:Já vimos o que é o lixo e discutimos a sua redefinição. Também apontamos todos os problemas da produção e acúmulo de lixo. Resta saber o que pode ser feito para evitar os problemas ou, pelo menos, diminuí-los. Chamamos de lixo tudo aquilo que não nos serve mais e jogamos fora.

Você já parou pra pensar que muito do que jogamos fora e consideramos sem valor pode ser aproveitado por outras pessoas...

SOLUÇOES PARA O LIXO:É isso aí, tá na hora de revermos o significado dessa palavra!

Que tal “tudo aquilo que foi descartado e que, após determinado processo, pode ser útil e aproveitado por nos todos em vez de jogar fora.Os materiais que ainda podem ser usados para outros fins mesmo depois de serem descartados, passarão a ser chamados de MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS; já aqueles materiais que precisam ser descartados, mas após sofrerem transformações podem novamente ser usados pelo homem passarão a se chamar MATERIAIS RECICLÁVEIS!!!

aquela famosa poltronas feita de garrafas do tipo PET é um reaproveitamento. Por outro lado a transformação química e física da garrafa pets em fibras de poliéster para a fabricação de tecido para roupas é um processo de reciclagem .
Então vamos reciclar e não jogar fora o que achamos que é lixo,que serve para continuar a utilizando........








quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CUIDADOS COM A ÁGUA

CUIDADOS COM A ÁGUA

Não desperdice água:

A água é um recurso natural essencial e insubstituível. Ocupa quase 71% da superfície da Terra, mas só 1% está à nossa disposição, porque 97% é salgada e não serve para consumo, e os outros 2% são glaciares inacessíveis.

Os ecossistemas de água doce estão a deteriorar-se, ameaçados pelo desenvolvimento. Metade da população mundial já sofre de escassez de água.

A disputa dos recursos hídricos pode originar graves conflitos internacionais, alertou recentemente o secretário-geral da ONU. Recorde-se que 13 dos maiores rios do mundo são partilhados por mais de 100 nações.

Desperdiçar este bem precioso é um crime. Cada pessoa gasta, em média, 250 litros/dia - mas podia poupar quase metade. Quer exemplos? Se fechar a torneira enquanto escova os dentes, poupará cerca de 20 litros de água; um duche de cinco minutos gasta cinco vezes menos água do que um banho
de imersão; uma torneira a pingar desperdiça cerca de 50 litros de água por dia; são precisos 40 litros para fazer um quilo de papel. Adira à reciclagem.